• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O ômega 3 pode ser um tratamento eficaz e importante para combater a pressão alta. Hoje vamos descobrir como é usado e os benefícios que foram descobertos após a realização de vários estudos e ensaios clínicos.


A hipertensão, também conhecida como pressão alta, pode causar danos às artérias e aneurisma se não for tratada a tempo. Além disso, pode causar doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e dilatações no ventrículo esquerdo. No entanto, um grande impacto do ômega 3 para pressão alta foi descoberto e poderia ser um novo tratamento para esta doença.

Segundo o artigo: Omega-3 y enfermedad cardiovascular: más allá de los factores de riesgo (Ômega-3 e doenças cardiovasculares: além dos fatores de risco):

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na Europa.

No Brasil, as doenças cardíacas são as que mais produzem mortes, e um dos principais fatores de risco é a pressão alta.
Portanto, é muito significativo que a gordura saudável contida no ômega 3 seja levada em consideração. Isso pode diminuir o risco de doença cardiovascular.

Tratamento do ômega 3 para pressão alta
O artigo mencionado anteriormente fala sobre como diferentes ensaios clínicos demostraram que os suplementos de ácidos graxos ômega 3 podem reduzir problemas cardíacos, como por exemplo, a pressão alta. No entanto, como fazemos esse tratamento?

Mudanças na dieta
A hipertensão pode ser controlada desde que haja uma mudança na dieta. A abundância de alimentos vegetais na dieta como frutas, verduras e legumes, assim como a incorporação de cereais saudáveis, azeite de oliva e peixe, entre muitos outros alimentos, será essencial para obter melhorias.

No entanto, embora isso possa parecer simples, essa mudança na dieta deve ser mantida por um longo período de tempo. É inútil comer assim por 2 meses e abandonar a dieta mais tarde. Alguns primeiros passos que podem ser tomados para fazer essa alteração são os seguintes:

Consumo moderado (duas vezes por semana) de peixe azul (melhor se for pequeno).
Comer algumas de nozes todos os dias, sem exceção.
Incluir legumes e verduras nas principais refeições do dia.
No lanche, sempre consumir frutas. Aliás, fazer isso também quando tivermos vontade de beliscar alguma coisa.
Redução significativa no consumo de sal.
Suplementos de ômega 3
Outra maneira de verificar o impacto do ômega 3 para pressão alta é usar os suplementos. Mas, embora estes possam ser adquiridos com facilidade, sempre devemos consultar esta opção com nosso médico antes. Os suplementos nunca devem substituir uma boa dieta.

O médico nos dirá durante quanto tempo temos que consumir ômega 3, bem como os períodos de descanso que devemos levar em consideração. Além disso, teremos que controlar nossa dieta e o que consumimos. Às vezes, com a alimentação adequada, os suplementos são desnecessários.

No entanto, nosso médico analisará nosso estilo de vida e realizará revisões periódicas para verificar se é necessário incluir suplementos como uma ajuda adicional. O que acontece se nos esquecermos de um suplemento? De acordo com o MedlinePlus, a dose deve ser tomada assim que se lembrar, a menos que esteja perto de tomar a próxima dose.

Dobrar a dose do suplemento de ômega 3 não significa que vamos dobrar os seus benefícios, ao contrário, pode ser prejudicial para a nossa saúde. Portanto, em caso de dúvida, é sempre aconselhável entrar em contato com o médico que está nos atendendo para pedir orientação.
O consumo excessivo de ômega 3 ou a ingestão de dois comprimidos por engano pode causar o aparecimento de alguns efeitos colaterais. Alguns deles podem ser:

dor de estômago,
azia,
prisão de ventre,
diarreia,
náusea, entre muitos outros.
Esses efeitos também podem aparecer se consumirmos suplementos de ômega 3 sem consultar nosso médico.
A razão pela qual tudo isso pode ocorrer pode ser devido a doses inadequadas para o nosso organismo, como já mencionamos. No entanto, existe também a possibilidade de termos uma alergia a peixes, por exemplo.

Na presença de quaisquer efeitos colaterais, devemos entrar em contato com nosso médico ou ir a um centro de saúde. Se esse problema for detectado, serão consideradas outras opções de medicamentos ou suplementos alternativos.

Os benefícios do ômega 3 para pressão alta
Apesar dos efeitos colaterais que o ômega 3 pode ter, vários estudos clínicos demonstraram resultados muito reveladores sobre seus benefícios. Todos eles estão incluídos no artigo Omega-3 y enfermedad cardiovascular: más allá de los factores de riesgo:

Protege o endotélio, um tecido que “cobre a superfície interna dos vasos sanguíneos e forma a parede dos capilares”, como apontado pelas doutoras Leticia Vittone e Cecilia Mundiña-Weilenmann.


Possui efeito anti-inflamatório.


Reduz a viscosidade no plasma e triglicerídeos.
Possui ação antiarrítmica. Aliás, esse transtorno pode causar a morte.
Você pode estar interessado: Dieta semanal para reduzir os triglicerídeos

Embora existam todos esses benefícios do ômega 3 para pressão alta e saibamos como incorporá-lo à dieta, cada caso é particular. Portanto, é necessário ir ao médico para nos orientar e realizar um acompanhamento individual.

Um diagnóstico de pressão alta não deve ser tomado de maneira superficial. Segundo a Sociedade Espanhola de Hipertensão – Liga Espanhola de Combate à Hipertensão Arterial (Seh-Lelha), até 4 milhões de pessoas na Espanha não são diagnosticadas e 14 milhões têm a doença.

No Brasil, aproximadamente 35% da população tem a doença, segundo dados do Ministério da Saúde, mas a metade nem sabe disso. Isso acontece porque a hipertensão, também chamada de Doença Silenciosa, muitas vezes não apresenta sintomas. Portanto, é essencial fazer controles médicos mesmo que nos sintamos bem. E você, o que faz para evitar a pressão alta?

 

melhorcomsaude