• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Brasil registrou 5.660 casos de sarampo nos últimos 90 dias, de acordo com o Ministério da Saúde. O balanço considera os casos registrados até 25/10. Ao todo 19 estados e 304 municípios apresentam transmissão ativa. Ainda de acordo com a pasta, foram 14 óbitos, sendo que 13 foram em São Paulo e um em Pernambuco.
Meta de vacinação
De acordo com o governo federal, 14 estados já superaram a meta de vacinação em crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade. A cobertura vacinal do Brasil é de 95%. Apesar de a meta nacional ter sido alcançada, em 12 estados e no Distrito Federal ainda precisam buscar a meta para evitar a doença.

O ministério diz que já distribuiu R$ 103 milhões para incentivar municípios a vacinar as crianças da faixa etária. O valor representa metade dos R$ 206 milhões reservado para esse bônus. O dinheiro já repassado foi enviado em 18 de outubro para fundos municipais de saúde. Uma nova lista de municípios deve ser divulgada em 2 de dezembro.

Datas da campanha de vacinação
A primeira etapa da campanha foi realizada entre 7 e 25 de outubro, com foco nas crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. O chamado "Dia D" foi em 19 de outubro.

Uma segunda etapa será realizada entre 18 e 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. O "Dia D" será em 30 de novembro.
Prioridade para a vacinação
Além da campanha, o Ministério da Saúde alerta que mantém a vacinação regular nos postos de saúde. Veja abaixo as situações em que a vacina é considerada prioridade:

Dose zero: todas as crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias. Elas devem receber uma dose extra, que não elimina a necessidade de cumprir o calendário regular.


Primeira dose: crianças que completaram 12 meses (1 ano) ou após 30 dias das doses zero (quando a dose zero for após 11 meses)
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.


Bloqueio vacinal seletivo: em até 72 horas em todos os contatos do caso suspeito.


Menor de 5 anos não vacinados ou incompletos


Profissionais de saúde, não vacinados ou com cartão incompleto, que atuam em atendimento direto de pacientes com sintomas respiratórios.
De 5 a 29 anos não vacinados


De 5 a 29 anos com cartão incompleto


De 30 a 49 anos não vacinados


População com entre 50 e 59 anos terá uma fase específica no ano que vem

 

g1