• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

endocospiaComo funciona o exame? Segundo o gastroenterologista Fauze Maluf Filho, da Comissão Científica da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), a endoscopia é um exame que observa o esôfago, o estômago e o duodeno (início do intestino delgado) por meio da inserção de um cano com uma câmera e uma lanterna acoplada. Além disso, ele possui um canal interno que permite a passagem de uma pinça caso seja necessário fazer biópsia de alguma área suspeita. O cano normalmente tem 9 milímetros de diâmetro e 1,3 metros de comprimento

O que o exame é capaz de prevenir? Segundo Maluf, além de identificar inflamações, refluxos, gastrite e a presença de bactérias, a endoscopia pode prevenir o câncer em todo o sistema digestivo. "O exame verifica a existência de lesões precursoras do câncer, como o adenoma [tumor benigno que pode evoluir para maligno], ou mesmo o câncer na fase inicial. A lesão pode ser retirada durante o próprio exame", afirma.


É usado sedativo ou anestesia? O médico explica que é utilizado um sedativo. A principal diferença entre o sedativo e a anestesia geral é que, nesse segundo caso, devido a um maior nível de sedação, o paciente não respira por conta própria. Já o sedativo, por ser mais leve, não necessita de respiração por aparelho. Algumas pessoas podem ter alergia a algum tipo de sedativo, mas isso não é impedimento para fazer o exame, já que existem diversas opções de substâncias. Além disso, o paciente precisa ir acompanhado e evitar realizar tarefas que exigem atenção no dia do exame, como dirigir. Depois que a pessoa acorda, os efeitos não passam completamente. É normal ainda sentir sonolência e tontura..

 
E se a pessoa acordar no meio do procedimento? Isso é possível, segundo o gastroenterologista. Ele afirma que, se o sedativo não for dado na dose correta, a pessoa pode acordar durante o exame, mas isso não traz grandes complicações. O paciente vai sinalizar desconforto e a equipe administrará mais sedativo.

 
Pessoas com claustrofobia e anginofobia (medo de asfixia) podem fazer? Maluf explica que mesmo pessoas claustrofóbicas e anginofóbicas, com transtorno de ansiedade ou síndrome do pânico, podem fazer o exame. Nesses casos, cabe ao médico tranquilizar o paciente. Além disso, a sedação é adaptada para a necessidade de cada pessoa.

 
Pessoas com claustrofobia e anginofobia (medo de asfixia) podem fazer? Maluf explica que mesmo pessoas claustrofóbicas e anginofóbicas, com transtorno de ansiedade ou síndrome do pânico, podem fazer o exame. Nesses casos, cabe ao médico tranquilizar o paciente. Além disso, a sedação é adaptada para a necessidade de cada pessoa.


Quando é preciso fazer a endoscopia? O médico afirma que o exame é indicado para pessoas que apresentam sintomas como má digestão, queimação, dificuldade para engolir, náusea, vômito, anemia e emagrecimento. Pessoas com mais de 40 anos devem fazer um exame de rastreamento, mesmo sem sintomas. A recomendação é que se repita o exame a cada 3 ou 4 anos, caso o sistema digestivo esteja em condições normais. Pessoas que estão fazendo tratamentos ou possuam problemas crônicos, como refluxo, devem fazer o exame de acompanhamento, para observar a evolução do problema.


Como me preparar para esse exame? Maluf orienta que a pessoa deve fazer oito horas de jejum e que a última refeição antes do jejum deve ser leve. “As pessoas ficam com medo de sentir fome e acabam comendo muito antes de começar o jejum. Isso faz com que ainda tenham alimentos no estômago na hora do exame”, explica. Além disso, se na semana do exame a pessoa consumir algo que possa irritar o estômago, como bebidas alcoólicas e analgésicos, ela deve avisar o médico responsável.

 

 

R7

Foto:Freepik