• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Prefeitura de Floriano fez nesta segunda-feira(30/01) uma grande mobilização na praça Idelfonso Ramos, próximo ao Hospital Tibério Nunes, na abertura do Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue. O evento teve a presença do vice-prefeito Oscar Procópio que representou o prefeito Joel Rodrigues acompanhado da esposa Amara Procópio secretária de assistência social, secretário de saúde Maurício Bezerra, secretário de governo Edilberto Araújo, secretário de infraestrutura Fábio Cruz, ouvidor do município José Rodrigues, secretário de administração Arnaldo Messias, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses Maria do Carmo Guimarães, representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, profissionais de saúde do município como coordenadores de programas da atenção básica, agentes de saúde e de endemias, lideranças comunitárias, entre outros.

 

multiraodengue
Em pronunciamento, o secretário de saúde Mauricio Bezerra falou sobre os dados da dengue no município que só neste mês de janeiros já são 11 casos confirmados e um aumento significativo do número de notificações de casos suspeitos. O secretário falou sobre o trabalho de rotina que o município vem desenvolvendo, através dos agentes de endemias e agentes de saúde no combate e prevenção da doença. Maurício Bezerra falou ainda sobre a campanha que vem sendo desenvolvida desde novembro passado, e destacou o mutirão que envolve mais de 130 homens nos serviços de roço, capina e recolhimento do material, além dos trabalhos de orientação e destruição dos criadouros do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue.

 


O vice-prefeito Oscar Procópio também se pronunciou e chamou a atenção da população para somar esforços nessa luta, considerando que 84% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios. Sendo assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas do Poder Público podem ser insuficientes para acabar com os focos da doença. “Os resultados dessa campanha dependem das atitudes de cada pessoa...Que cada um se sinta motivado a fazer esse trabalho em prol do bem comum, a saúde da nossa população”, ressaltou Oscar Procópio.

 multiraodengue0


O mutirão começou pelo bairro Manguinha e vai se estender por todos os bairros da cidade. Além da limpeza das ruas e terrenos baldios, o mutirão vai recolher o entulho dos quintais das residências, para isso, os donos de casa devem colocar o entulho na porta de suas casas, tão logo ouçam o anúncio da chegada do mutirão em seu bairro.

 


Após a solenidade, equipes formadas por profissionais de saúde e voluntários, saíram a campo distribuindo material informativo sobre a dengue. O município também está começando o trabalho de mobilização e conscientização da população através dos meios de comunicação de massa, rádio televisão, e nos bairros e centro da cidade por meio de carro-som.
 

SECOM