• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Comer demais de vez em quando é um problema que a maioria das pessoas enfrenta principalmente nos finais de semana ou eventos especiais. Mas há aqueles que se descontrolam sempre na frente da comida, mesmo sem fome. Resultado: passam mal ou se sentem culpados.

 

O assalto à geladeira durante a noite é característica da compulsão alimentar, um problema que atinge até 4% da população geral e 6% dos obesos – o que pode alcançar até metade dos indivíduos mórbidos, segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria.

 

E o compulsivo não tem hora para comer: é um "saco sem fundo" e abocanha qualquer coisa o tempo todo, mesmo quando o corpo não precisa de energia. Como consequência, 75% das pessoas com esse distúrbio químico nos mecanismos da saciedade ganham muito peso, pois consomem mais calorias do que precisam por dia. Aquelas que não engordam, segundo o endocrinologista Alfredo Halpern,é porque têm compensação calórica inconsciente ou um metabolismo muito bom.

 

Além disso, muitos indivíduos compulsivos também sofrem de depressão, ansiedade e outros transtornos, como explicou o psiquiatra Adriano Segal.

 


Alguns pacientes fazem misturas inacreditáveis, como pão com leite condensado e chocolate. biscoito de chocolate recheado com queijo branco ou biscoito salgado com iogurte – e por aí vai.

 

As mulheres costumam sofrer mais, e aliar a esse comportamento dietas malucas ou remédios para emagrecer sem prescrição médica.

 

Uma regra de ouro é esperar 20 minutos depois de comer e antes de repetir o prato, para o cérebro perceber se o corpo ainda está com fome.

 

Para doenças crônicas e psiquiátricas, raramente se fala em cura, geralmente em tratamento.
Os cuidados são comportamentais, com a mudança de estilo de vida, reeducação alimentar e prática de exercícios, até farmacológicos, com a administração de medicamentos antidepressivos (que modificam os caminhos da serotonina no corpo) e indutores de saciedade.

 

Os médicos aconselham a atividade física para os pacientes porque os exercícios diminuem os níveis de depressão e ansiedade, com a liberação do hormônio endorfina, que dá uma sensação de prazer e substitui a serotonina liberada pela comida, que tem efeito semelhante.

 

Quem pratica exercícios também queima mais calorias e tende a comer menos gordura, o que facilita o controle de peso e melhora o funcionamento do intestino, contribuindo de forma geral para o tratamento do problema.



G1