• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

agenteEm parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), teve início, na manhã desta segunda-feira, 13, a primeira edição do curso estadual de Educação Popular em Saúde, voltado para todos os agentes comunitários de saúde do Piauí, tendo como foco o campo da educação popular. Ao todo, 530 agentes serão capacitados pelo curso, que acontece, simultaneamente, em 10 dos 11 territórios de desenvolvimento do Estado, já que Bom Jesus e região ainda não deram início à formação.

 

Em Teresina (Território Entre Rios), as aulas acontecem no auditório do departamento do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. O curso é uma promoção do Núcleo de Saúde Pública da UFPI e tem a articulação institucional realizada pela Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Supat) da Sesapi.

 

“Aqui vamos trabalhar a cultura, a sociologia, o convívio, o espaço físico onde o agente de saúde desenvolve sua função. Os movimentos sociais que ali existem, por exemplo, precisam ser abordados com mais propriedade por esses profissionais, para que eles possam servir, sobretudo, de elo entre a unidade de saúde e as famílias”, ressaltou Gláucia Azevedo, coordenadora responsável pela formação, a nível estadual.

 

Serão quatro dias de curso, divididos em parte teórica e prática, sendo a segunda parte aplicada diretamente no desenrolar das atividades do agente comunitário de saúde.

 

 

“Foram dois meses de trabalho para que pudéssemos realizar este curso, articulando com todas as regiões de saúde do Piauí a melhor metodologia para uma capacitação eficaz a todos os agentes comunitários de saúde”, disse Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesapi.

 

govpi