O Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), deu início esta semana às oficinas regionais para municípios prioritários no Plano Brasil sem Miséria. No Piauí, o treinamento recebe o apoio da secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Diretoria de Assistência Farmacêutica (Duaf), que capacita os 16 municípios escolhidos pelo Ministério da Saúde, dentre eles, Teresina, Floriano, Nazaré do Piauí, entre outros.
O Qualifar-SUS é dividido em quatro eixos: estrutura, informação, educação e cuidado. Na primeira fase, o eixo estrutura destina o recurso aos municípios habilitados para a aquisição de mobiliários e equipamentos necessários para estruturação das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e das Farmácias no âmbito da Atenção Básica.
Para ampliar a base nacional de dados e ações da assistência farmacêutica, os municípios estão recebendo apoio técnico para implementar as ações e utilizar as ferramentas de monitoramento. De acordo com a técnica do departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e palestrante da oficina, Karolina Marçal, através destes cursos, os municípios de todo o país estarão aptos para utilizar sistemas informatizados a fim de prestar um melhor serviço a população.
Durante o curso, também é disponibilizado o manual instrutivo do Sistema Horus, ferramenta do MS utilizada para o controle, acompanhamento e avaliação de resultados das demandas de medicamentos da assistência farmacêutica estadual. “A ideia é oferecer um serviço que, tanto o gestor como o profissional de saúde e, principalmente a população possam utilizar de forma satisfatória e eficiente os medicamentos que passam pelas secretarias municipais”, explicou.
As 16 cidades do Estado fazem parte de uma seleção de 453 municípios brasileiros habilitados no Brasil Sem Miséria em 2012. A intenção é poder capacitar e implantar as secretarias municipais com o Sistema Horus até julho de 2014.
Sesapi