Enquanto aguarda o reconhecimento de área livre da febre aftosa com vacinação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que deverá ocorrer até junho, o Governo do Piauí resolveu transferir para o mês de julho a campanha de vacinação programada anteriormente para maio.
Segundo o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi), José Antônio Filho, a campanha de julho deverá ser a última de 2013, já que a última etapa de 2012 já aconteceu este ano. “As campanhas acontecem de seis em seis meses e por isso estamos trabalhando com a possibilidade de uma nova vacinação no início do próximo ano”.
Alcançando um índice de vacinação em torno de 97% na última campanha, o Piauí deverá ser considerado área livre de febre aftosa com vacinação ainda no primeiro semestre de 2013, abrindo o mercado nacional ao rebanho piauiense, acabando com um isolamento de décadas.
O combate à febre aftosa começou em 2003, numa época em que o Piauí era considerado área de risco desconhecido para a febre aftosa e seu rebanho impedido de cruzar as fronteiras do Estado. Hoje, o Piauí é considerado área de risco médio.
Depois do reconhecimento nacional, o governo aguarda o reconhecimento internacional de área livre da febre aftosa, para que o Estado possa comercializar carne bovina também no exterior.
govpi