São muitas as doenças do olhos que podem deixar a pessoa com mau estar e até levar a perda de visão. O profissional em saúde ocular, oftalmologista Luiz Heront, enviou ao piauinoticias.com algumas informações importantes sobre Pterígio.
Saiba o que é Pterígio.
O pterígio é uma doença do olho onde ocorre uma proliferação de tecido anormal sobre a conjuntiva. É percebida como uma membrana crescendo sobre o olho. Algumas pessoas popularmente chamam de “carne no olho” ou confundem este problema com catarata, mas é algo completamente diferente da catarata.
Os sintomas são ardor, irritação, olho seco e coceira. O olho fica constantemente vermelho, simulando uma conjuntivite. Os principais fatores de risco são a hereditariedade e aexposição ao sol sem proteção ocular. O tratamento, em casos inicias, é realizado com colírios lubrificantes e proteção solar com o uso de óculos com filtro para os raios UVA e UVB .
Em casos mais avançados ou quandoo pterígio está incomodando bastante, o tratamento é cirúrgico, com a remoção do mesmo.A indicação de cirurgia também pode ser estética. Nas técnicas cirúrgicas antigas a chance do pterígio retornar era considerável, porém comas técnicas atuais, que utilizam transplante autólogo de conjuntiva, essa chance é bastante reduzida.
A cirurgia é ambulatorial, com anestesia local, sem necessidade do uso de tampão ou curativos. O paciente retorna para casa após o procedimento para suas atividades habituais. A Plástica Ocular é a área especializada da Oftalmologia que realiza este tipo de procedimento, dentre outros.
Dr. Luiz Heront
Oftalmologista
Especialista em Plástica Ocular e Cirurgia de Catarata
Da redação com informações da assessoria do profissional