Um lote de 3 milhões de preservativos foi adquirido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), para a tradicional campanha realizada no período de Carnaval, de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids.
Além destes insumos, distribuídos para as 17 Coordenadorias Regionais de Saúde, estão sendo confeccionados panfletos e cartazes com conteúdo informativo.
A coordenadora estadual de Controle de DT e Aids, Karina Amorim, explica que a Secretaria intensifica ações educativas e preventivas na época de carnaval, por ser um período de festas, férias e descontração. “É importante orientar a população em momentos como este. Estamos preparados para dar apoio técnico e assistencial a todos os 224 municípios que desejarem a parceria da Sesapi para qualquer atividade relacionada ao carnaval”, disse a coordenadora.
Anualmente, são notificados uma média de 250 casos novos de Aids no Estado. No Piauí, de 1986 até 2011, foram notificados 4.782 casos na população em geral. Destes, 3.201 (66,9%) são residentes no Piauí, os demais casos: 1.581 (33,1%) são provenientes de outros Estados, tais como: Maranhão, Pará, Tocantins, dentre outros.
Ação no interior
A ideia da Sesapi é que os coordenadores de regionais recomendem às unidades de saúde de todos os municípios que decorem um recipiente e coloque os preservativos à mostra, mantendo-os em fácil localização para a população. “Queremos que o folião se sinta a vontade na hora de procurar as camisinhas. Queremos que as pessoas se sintam à vontade ao chegar nas unidades de saúde, e por isso os preservativos estarão expostos à vontade, sem causar qualquer constrangimento ao folião”, destaca Karina Amorim.
Para os municípios serão enviados também folderes e cartazes com informações reforçando os perigos da doença e como evitá-la.
Sesapi