• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

gado02012012

Começa nesta quarta-feira, 2, mais uma etapa da campanha da vacinação contra a febre aftosa no Piauí. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) a campanha ocorre em todo o estado até o dia 31 de janeiro. O Piauí possui um rebanho de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado divididas em 64 mil propriedade rurais, e de acordo com a Adapi, a meta é vacinar mais de 90% deste total.

 

Segundo o gerente estadual de defesa animal da Adapi, Janilson de Sousa Lima, esta é a segunda etapa da vacinação que deveria ocorrer ainda em novembro de 2012, mas foi suspensa por conta da estiagem.

 

“Com a seca o gado ficou muito debilitado e o governo achou por bem retomar a vacinação somente agora em janeiro, quando as condições fossem seguras e favoráveis. Em algumas regiões a chuva já chegou, mas em outras a seca ainda castiga. Com isso, é possível que haja um prolongamento do período de vacinação na região do sertão”, disse.

 

A Adapi também confirma que os criadores terão entre os dias 1º a 15 de fevereiro, a oportunidade de realizar a certificação do rebanho. Segundo a agência, a mudança no período de vacinação não deve afetar o processo de reconhecimento da região como área livre de aftosa.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Adapi estimam que até abril de 2013, o Piauí possa alcançar o patamar de Área Livre com Vacinação.

 

G1 PI