• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Secretaria Estadual da Justiça desenvolveu em 2012 diversas ações que contribuíram de forma positiva e singular para a melhoria do sistema carcerário piauiense, dentre elas destaca-se o atendimento à saúde.

 

Noventa e seis profissionais da área da saúde realizaram, no sistema prisional piauiense, atividades que possibilitaram aos internos o acesso aos direitos básicos à saúde. Ao todo foram realizados 6.055 exames para o controle das doenças infecto-contagiosas, 150 exames criminológicos, 1.600 avaliações clínica psicológica e 1.200 avaliações psiquiátricas.

 

As pessoas em situação de prisão do Estado também tiveram acesso à assistência farmacêutica. Medicamentos de uso clínico e controlado foram adquiridos pela Sejus e repassados para os setores de saúde de todas as unidades penais do Piauí.

 

Foram realizadas ainda ações de saúde direcionadas especialmente à população carcerária feminina do Estado, como por exemplo, o Programa de Saúde da Mulher, desenvolvido pela Sejus, por meio de uma parceria com o Sest-Senat, que possibilitou a doação de um consultório ginecológico completo para a Penitenciária Feminina de Teresina, a fim de que os atendimentos e coleta de material sejam realizados na própria unidade penal, evitando, assim, a saída das reeducandas.

 

Além disso, uma parceria com a Coordenação de Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), disponibiliza às internas a coleta de material e a realização de exames de prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

 

Governodoestado