Antidepressivos podem ajudar no processo de recuperação dos pacientes que sofreram derrames, diz uma nova pesquisa. A droga pode atuar na redução da incapacidade física, da depressão e da ansiedade no primeiro ano depois do acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com o estudo publicado pela Cochrane Library. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
O estudo ainda indica que a medicação ajuda no crescimento de novas células nervosas no cérebro e protege as que foram danificadas pelo ataque. Pesquisadores da University of Edinburgh examinaram 52 estudos focados em inibidores seletivos da reabsorção da serotonina. O professor Gillian Mead, envolvido na pesquisa, disse que os resultados da análise são extremamente promissores e que, por se tratar de antidepressivos, também ajudam os pacientes a serem mais ativos e isso traz benefícios de um modo geral.
Dale Webb, da Stroke Association, disse que no Reino Unido mais de 1 milhão de pessoas sofrem com as consequências de um AVC. No entanto, os especialistas alertaram que ainda é cedo para que este tipo de medicação passe a ser prescrita nestes casos, mas os resultados encorajam novos estudos e trazem perspectivas positivas.
Terra