• roma.png
  • vamol.jpg

Cerca de 4 mil testes rápidos para diagnóstico da AIids serão realizados no Piauí. A ação intitulada “Fique Sabendo” faz parte de uma campanha que integra a programação pelo Dia Mundial de Combate à Aids, que será comemorado em todo o mundo neste sábado, 1º. Além do vírus do HIV, os exames, que serão realizados até o dia 6 de dezembro, irão diagnosticar outras doenças como sífilis e hepatites B e C até o dia 6 de dezembro.

 

De acordo com Karina Amorim, coordenadora de Doenças Transmíssiveis da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o objetivo da campanha é diagnosticar de forma precoce a Aids. Para tanto a secretaria envolveu todos os 224 municípios nessa ação.

 

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde, apontam que 25 cidades do Piauí concentram 80% dos casos de AIDS no estado, com destaque para Teresina – campeã em novos diagnósticos. Na lista estão também: Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, São Raimundo e Guadalupe. O perfil dos portadores de Aids no Piauí são pessoas do sexo masculino, com faixa etária entre 24 e 30 anos. Os grupos mais suscetíveis à doença são gays, lésbicas, bissexuais e travestis, além de caminhoneiros e presidiários.

 

“A incidência dos casos de Aids no Piauí vem aumentando a cada ano. A curva é ascendente, assim também como os números da mortalidade pela doença. Temos notificados 300 novos casos por ano e 100 mortes pela doença em todo o Estado”, disse a coordenadora de Doenças Transmíssiveis da Secretaria Estadual de Saúde, Karina Amorim.

 

A coordenadora disse ainda que a expectativa de vida dos pacientes diagnosticados com Aids melhorou a partir da assistência médica que vem sendo prestada com atendimento multidisciplinar e a distribuição de medicação.

 

De acordo com o boletim epidemiológico do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, nos últimos 32 anos foram notificados 4.782 casos de AIDS no Piauí. No ano passado a incidência da doença no estado foi de 8,5 casos por 100 mil habitantes. No total foram 266 novas notificações. De 2000 a 2009, 727 pessoas morreram no estado, vítimas da doença.

 

G1 PI