O Ministério da Saúde enviou 22 mil doses da vacina contra meningite A e C ao estado do Maranhão para combater um recente surto da doença que já causou cinco mortes. Uma equipe de vigilância sanitária se deslocou a essa região, onde já foram recebidas 34 notificações de meningite C, das quais nove são casos confirmados, segundo a "Agência Brasil".
De acordo com esta versão, os agentes sanitários estão nos municípios de Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Feira Nova do Maranhão, localizados no sul do estado. As autoridades sanitárias pediram à população que teve contato com pessoas infectadas ou que vivam em áreas contaminadas que iniciem a medicação para se proteger do vírus durante 48 horas.
"Estas ações são uma forma eficaz de evitar a propagação de novos casos entre pessoas que tiveram um contato próximo com o paciente infectado para impedir a expansão do surto", detalhou o Ministério.
Ontem, um helicóptero de resgate equipado com uma unidade de terapia intensiva aterrissou no município de Balsas para ajudar na evacuação de pacientes com quadro clínico grave.
EFE