• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou o andamento das metas na manhã desta segunda-feira, 10, na reunião mensal de acompanhamento da gestão estadual, coordenada pelo governador Wilson Martins, no Palácio de Karnak. O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, esteve acompanhado da superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, e da diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Telma Evangelista.

 

Ernani completa nesta segunda 100 dias à frente da Sesapi como secretário e comemorou, junto ao governador Wilson Martins e os demais secretários da Dimensão Social II, os diversos avanços na saúde pública que o Piauí vem registrando. Dentre eles, a real resolutividade em diversas áreas, como na ortopedia, nos municípios-pólo do Estado.

 

Corrente, por exemplo, inaugura no próximo dia 20 o seu novo Hospital Regional, que passou por uma ampla e moderna obra de reforma, adequação e ampliação da sua estrutura física e passa, agora, a oferecer novos serviços à população, como a ortopedia, com centro cirúrgico especializado, equipe multiprofissional, inclusive, com anestesista: um marco histórico na saúde pública daquela região.

 

“Pequena ou grande, houve mudança significativa em todos os hospitais da gestão estadual, desde que assumimos a pasta. Mais do que isso, estamos profissionalizando os recursos humanos e investindo em estruturas modernas. Mas, ainda há muito para ser feito, inclusive, no que diz respeito à infraestrutura. O Centro Materno Infantil e Adolescente, por exemplo, terá sua ordem de serviço assinada ainda neste semestre”, disse Ernani.

 

A inauguração da obra do Hospital de Corrente, inclusive, será a primeira ação alusiva ao aniversário do Piauí. “Queremos abrir o nosso calendário festivo com essa grande festa que é assegurar essa importante mudança na região de Corrente. Fizemos um bom investimento e quem vai ganhar é a população, com uma saúde bem melhor”, disse o governador Wilson Martins.

 

Além disso, o secretário Ernani Maia mostrou o bom andamento de outras ações. Com previsão para conclusão em dezembro, as seguintes obras: em Teresina, reforma do CAPS I, da cobertura do Hospital Areolino de Abreu e do CSU do bairro Buenos Aires, onde será instalado o CAPS AD III; reforma do Hospital de Francinópolis; construção do Necrotério do Hospital de São Miguel do Tapuio; reforma do Hospital de São Francisco do Piauí; reforma do Hospital de Elesbão Veloso; reforma e ampliação da Regional de Sáude de Bom Jesus; ampliação do Centro Cirúrgico e do Hospital-Maternidade, ambos de Piripiri; construção da Unidade de Fisioterapia de Belém do Piauí e de Socorro do Piauí; reforma do Hospital Regional de São João do Piauí, entre outras importantes obras.

 

Ainda em comemoração ao aniversário do Piauí, no início de outubro será inaugurado o novo Centro Cirúrgico do Hospital Getúliojoaraleao82012 Vargas, com nove modernas salas de cirurgia. “Também em outubro inauguraremos o Hemocentro de Floriano”, finalizou Ernani.

 

 

O órgão da saúde em Floriano vem sendo administrado pela servidora Joara Leão (foto), que vem procurando com ajuda dos colabodores e de parte da população manter um estoque de sangue para os casos de urgência e emergência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Sesapi