• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A 9ª Semana do Peixe, lançada no dia 3 de setembro, pelo Ministério da Pesca, traz este ano, o slogan “Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”. A ideia é incentivar os brasileiros ao maior consumo do pescado. O evento, que acontece durante toda esta semana, será realizado no auditório da Superintendência Federal da Agricultura, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, em Teresina.

 

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), apoiadora desta iniciativa, participa da programação nesta segunda-feira, 10, com a palestra “Saúde do Trabalhador e Boas Práticas de Alimentação”. A palestra será ministrada pela a coordenadora de alimentos da DIVISA, Vânia Correia.

 

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o consumo de, pelo menos, 12 kg de pescado por habitante ao ano. “A Semana do Peixe é importante pra incentivar o consumo do alimento, mas ela também é uma forma de movimentar a nossa economia, pois sabemos que muita gente tem a pesca como a sua fonte de renda”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

 

Dados do Ministério da Pesca e Aquicultura revelam que a produção de pescado do Brasil, em 2010, foi de 1.264.765 toneladas, registrando-se um incremento de 2% em relação a 2009. A pesca extrativa marinha continuou sendo a principal fonte de produção de pescado nacional, sendo responsável por 536.455 toneladas, correspondendo a 42,4% do total de pescado.

 

Em 2010, a região Nordeste teve a maior produção de pescado do país, com 410.532 toneladas, respondendo por 32,5% da produção nacional. Neste mesmo ano, o Piauí teve um incremento na produção de pescado em relação ao ano de 2009 com um crescimento de 24,5%, 17,8% e 12,3%, respectivamente.

 

 

Sesapi