• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Praticar corrida ajuda a manter a saúde e a forma física. Mas também pode trazer alguns problemas aos pés. Confira abaixo quatro incômodos comuns e descubra corrida3182012como preveni-los. Os dados são do site FitSugar.

 

1. Unhas pretas

Quando o tênis não se encaixa bem, os pés podem deslizar para frente a cada passo. Isso pode ferir a unha, fazendo-a sangrar por baixo, o que é chamado de hematoma subungueal. O problema causa dor e, eventualmente, perda da unha.  Para prevenir, certifique-se de que o tênis não está apertado ou grande demais. Outra dica é manter as unhas aparadas. 

 

2. Fasceíte plantar

Uma das causas mais comuns de dor no calcanhar é a fasceíte plantar. Costuma afetar mais mulheres e é uma inflamação da faixa resistente que liga o osso do calcanhar à base dos dedos do pé. Se o ligamento fica esticado demais, leva à dor. Para evitar, procure um tênis específico para o seu tipo de pé. Não use o calçado por mais tempo que o recomendado. Não corra distâncias extremamente longas em superfícies muito duras.

 

3. Bolha

A pele dos seus pés pode ser espessa e dura, mas, quando exposta ao atrito constante, umidade e calor, pode acumular fluido entre as camadas superior e inferior da pele. A bolha que se forma é dolorosa e pode levar a uma infecção. Para evitar, verifique se o tênis se encaixa bem ao seu pé. Ao comprar um novo, comece a usá-lo gradualmente, primeiro para caminhadas e, depois, para correr distâncias curtas. Use meias que absorvem o suor. Ao notar uma bolha, não cutuque e coloque um curativo adesivo.

 

4. Fissura no calcanhar

Quando o pé está muito seco, o impacto constante pode levar a fissuras no calcanhar. Algumas são profundas o suficiente para sangrar e abrir espaço para infecções. A maneira de fugir do problema é passar suavemente pedra pomes nos pés durante o banho, o que elimina células mortas. Depois, hidrate-os.

 

 

Terra