• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

sejusA Secretária Estadual de Justiça realizou, com êxito, a segunda etapa da ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis. Nessa segunda fase a ação contemplou a Penitenciária Regional de Esperantina, a Colônia Agrícola Major César Oliveira, o Hospital Penitenciário Valter Alencar e a Penitenciária Feminina de Teresina.

 

Fruto de uma parceria entre a Sejus, a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde e a Fundação Municipal de Saúde, a ação objetiva proporcionar a população carcerária o acesso aos serviços de saúde na prevenção e controle do HIV/Aids e da Hepatite B e C.

 

Durante a ação foram realizados aconselhamento individual de prevenção de HIV, Hepatite B e C, além de distribuição de preservativos e gel lubrificante. Ao todo foram realizados nessa segunda etapa 726 testes em detentos, agentes penitenciários, policiais militares e demais servidores.

 

“Caso haja resultado positivo, a Secretaria de Justiça presta a assistência necessária e encaminha a pessoa para tratamento no Hospital Natan Portela”, ressaltou Agatha Knitter, coordenadora de Saúde, da Sejus.

 

A primeira etapa da ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis foi realizada em julho na Penitenciária Regional Irmão Guido, Hospital Valter Alencar, Colônia Agrícola Major César Oliveira e Penitenciária de Esperantina e teve um total de 480 testes realizados.

 

 

governodoestado