A Prefeitura de Floriano, por meio do Sistema único de Saúde, já oferece o teste da orelhinha na rede municipal de saúde. O exame foi implantado no município no final do mês de junho e é gratuito. Deve ser feito em bebês a partir das 24 horas de nascido até os 2 anos de idade. Trata-se de um teste simples, mas que é um importante instrumento para detectar possíveis transtornos na audição das crianças.
O teste da orelhinha está sendo realizado em pelo menos seis postos de saúde e na Funasa pela fonoaudióloga Danielle Barroso. O exame, que também testa os reflexos auditivos nos bebês, dura cerca de 10 minutos, é indolor e feito preferencialmente com a criança dormindo. “Quando o bebê apresenta alguma disfunção auditiva, nós repetimos o teste com uma semana, e se o resultado for igual, encaminhamos a criança para um otorrinolaringologista para exames mais específicos e um diagnóstico preciso”, esclarece Dra. Daniele.
Uma vez detectada a disfunção auditiva é feito todo um acompanhamento com a criança, para que audição dela seja restabelecida com a ajuda de aparelhos e assim a criança possa crescer e se comunicar normalmente na sociedade. O teste da orelhinha está sendo realizado de segunda à sexta-feira nos seguintes horários e UBS”s da rede municipal de saúde:
SEGUNDA-FEIRA
Manhã: Funasa (para marcações feitas nas demais UBS onde não é realizado o exame, incluindo a zona rural);
TERÇA-FEIRA:
Manhã: UBS Alfredo Carvalho (Campo Velho)
Tarde: UBS Dirceu Arcoverde (Irapuá I)
QUARTA-FEIRA
Manhã: UBS Camilo Filho (Colégio Agrícola de Floriano (CAF))
Tarde: UBS Paulo Martins (Santa Rita)
QUINTA-FEIRA
Manhã: UBS Pedro Simplício (Conj. Pedro Simplício)
Tarde: UBS Helvídio de Holanda Barros (Manguinha)
SEXTA-FEIRA:
Manhã: UBS Luis Tavares (Taboca)
SECOM