• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Secretaria Municipal de Saúde está expandindo o atendimento para o teste da orelhinha para todos as Unidades Básicas de  Saúde (UBS), isso desde que haja solicitação, onde a fonoaudióloga Daniela Barros estará se deslocando para prestar atendimento, foi o que informou a coordenadora do Programa da Criança e do Adolescente Ivina yvinaslima3072012Lima (imagem).
 

De acordo com coordenadora o teste está sendo feito no momento em seis postos:  Luiz Tavares na segunda-feira  na parte da manhã; Pedro Simplício na segunda à tarde; Alfredo de Carvalho na terça pela manhã; Camilo Filho terça à tarde; Fundaçao Nacional de Saúde na sexta manhã e no Dirceu Arcoverde de 15:30 as 17:30h.  
 
 

A coordenadora frisou que é importante as mães levarem as crianças de 0 a 1 ano, para fazer o teste e descobrir se o menor tem ou não problemas na audição.


A fonoaudiólogo Daniela Barrosa orienta, “o teste da orelhinha deve ser feito em todos os recém nascidos para evitar algum tipo de deficiência auditiva”. Ainda segundo ela, como a maioria das gravidezes hoje são de risco é necessário o teste.
 
 

E disse mais, “as mães que tiveram neném, 24 horas após o parto já podem procurar um Posto de Saúde para fazer o teste da orelhinha com antecedência, porque o Sistema Único de Saúde (SUS) também dá o aparelho auditivo, no entanto, se for detectada alguma alteração a criança será encaminhada para fazer exames mais complexos e se for detectado a  ausência da audição, essa será encaminhada para também receber um aparelho”. 
 
 

A profissional em saúde  destacou que é obrigatório os testes da orelhinha e  do pezinho, como também, o da visão. Se não houver a prevenção, as consequências podem ser desastrosas, como é o caso de prejudicar a criança no aprendizado  escolar , como na questão da fala, causando atraso na escola e a comunicação com outras pessoas, explicou.
 
 
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com