O volume alterado de som tanto em carros, como em trios elétricos e até mesmo os fones de ouvido, podem causar não só perturbação a população, mas também a perda da audição, foi o que informou a fonoaudióloga Daniela Barroso.
O som abusivo, explicou, "pode causar uma perda auditiva induzida pelo nível alto do ruído, que chamamos de PAIR, que é o caso desses carros de sons, nesse período eleitoral que chegam ultrapassar acima dos 80 decibéis, situação que pode causar uma perda auditiva imediata, em pessoas que estejam próximas a esses veículos".
Ainda segundo a profissional os sintomas que podem demonstrar que a pessoa esteja com algum problema na audição, a princípio são: dor no ouvido, zumbido e a perda imediata da audição, a pessoa fica com o ouvido tampado. A
fonoaudióloga alerta principalmente os adolescentes sobre os fones de ouvido e ressaltou, “os fones de ouvido prejudicam, assim como os carros de sons, principalmente porque ele está inserido no ouvido e em nível elevado o que pode causar a perda auditiva, chegando até a um sangramento e até estourar o ouvido”.
E para evitar esse problema ela orienta as pessoas a ficarem afastadas dos carros de sons, diminuírem o uso de fones de ouvidos e principalmente o volume, para que não traga malefícios a saúde.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com