Clinicamente, mulheres que se encontram na pós-menopausa são classificadas como um grupo de alto risco de ataques cardíacos e derrames. Agora, pesquisadores da Florida State University, nos Estados Unidos, descobriram que a maçã pode ser uma aliada do coração.
Segundo a pesquisa, comer duas maçãs por dia diminui em até 25% o colesterol. O estudo envolveu 160 mulheres que haviam passado pela menopausa. Essas foram divididas em dois grupos: o primeiro consumiu 75 gramas de maçã seca por dia, o que equivale a duas maçãs frescas; e o segundo que comeu a mesma quantidade de ameixa.
As voluntárias foram acompanhadas por um ano, sendo seus níveis de colesterol medidos através de exames de sangue a cada três meses. Após os três primeiros meses, os níveis de colesterol total no grupo que comeu maças havia reduzido 9% e o LDL (colesterol ruim) caiu 16%.
No meio do estudo, aos seis meses de teste, o colesterol total baixou 13% e o LDL 24%. Os níveis de colesterol no grupo que ingeriu ameixas também diminuíram, mas em uma quantidade muito inferior que no grupo que consumiu maçãs.
UPI