Após a elaboração do Plano de Ação Regional (PAR) para o Território Entre Rios, relativo à Rede de Urgência e Emergência, e envio ao Ministério da Saúde para análise e, posterior, aprovação, o Piauí já contou com parecer favorável para novos investimentos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Um desses avanços compreende o aumento da frota, que beneficiará cinco municípios. As informações foram repassadas pela coordenadora estadual do SAMU, Christianne Rocha.
“É realmente muito importante a expansão da frota para essa região, a qual chamamos de Meio Norte. O nosso trabalho estava concentrado na regionalização do SAMU no Sul do Estado. Agora, passaremos a abranger uma outra região, que é o Entre Rios. Cinco cidades serão beneficiadas com uma base descentralizada do SAMU e, consequentemente, receberão ambulâncias de suporte básico, totalmente equipadas. Posteriormente, equipes serão capacitadas e destinadas para atuarem nessas bases”, explicou a coordenadora.
Os cinco municípios são: Barro Duro, Beneditinos, Demerval Lobão, Monsenhor Gil e União. Além deles, outros sete municípios do mesmo Território – Altos, Água Branca, Amarante, José de Freitas, Miguel Alves, Palmeirais e Regeneração – que já foram contemplados, também receberão unidades de suporte avançado, que darão apoio aos demais municípios circunvizinhos.
Essa unidade de suporte avançado conta com uma estrutura diferenciada, tanto na ambulância, que vai com UTI móvel, como na equipe de multiprofissionais.
Sesapi