A Secretaria de Estado da Saúde estará promovendo, na quarta-feira, 18, uma série de atividades em alusão ao Dia do Homem, comemorado no dia 15 de julho. O evento acontece das 08:00h às 12:00h no Terreiro Ilê Asé Tade, localizado na Rua 19 de Novembro, Bairro Itaperu, próximo ao Colégio Edgar Tito.
Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testagem rápida HIV e Hepatites Virais, além de avaliação nutricional, ginástica laboral e uma palestra sobre câncer próstata e pênis. Haverá ainda exibição de vídeos sobre educação em saúde.
“Dados estatísticos comprovam que os homens procuram muito menos o serviço médico do que as mulheres. Geralmente, eles só vão ao médico quando não tem mais jeito, o que pode aumentar muito as chances de morte. A cada três óbitos no Brasil, dois são de pessoas do sexo masculino. Eles vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres e ainda convivem mais com problemas de pressão alta, diabetes, colesterol elevado, de coração e câncer”, afirma o supervisor da Coordenação do Homem, Robert Garcia.
A rotina de procurar o médico permite a prevenção e a detecção precoce de várias doenças. “O programa de saúde do homem não é só a detecção precoce de câncer de próstata. É todo um conjunto, inclusive com doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares. Se o homem não faz o check-up em um ano, pode perder um tempo precioso de possibilidade de detecção precoce de qualquer doença”, alerta o coordenador.
A Data
O Dia do Homem é comemorado no Brasil no dia 15 de Julho, no entanto, em outros países, a data firmada para as comemorações é 19 de novembro. A criação da data, em 1999, teve como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família.
Sesapi