Muitos criadores de gado do município de Floriano ainda não compareceram para fazer a certificação da vacina contra a febre aftosa, prazo que estará se esgotando na metade deste mês. Segundo informações do coordenador da Agencia de Defesa Animal e Vegetal (ADAPI), regional do Floriano-Piauí, Emídio Gabriel, a maioria dos criadores deixa para a última hora o processo de compra com a vacinação em seguida.
O médico veterinário e coordenador local pede que os criadores compareçam logo, pois nos últimos dias tem muita aglomeração e o prazo se encerra no dia 15 de julho. Pela quantidade de vacinas vendidas Emidio revela acreditar que Floriano atingiu a meta, e cita, “a vacinação só termina a partir do momento em que a pessoa certifica, então não adianta só vacinar, porque a gente precisa receber essa certificação para provar para o Ministério da Agricultura que estamos fazendo o nosso papel”.
O coordenador disse ainda que a Adapi está trabalhando no inquérito soro epidemiológico, onde é feita a coleta se sangue e mandado para Recife, pois a expectativa é que até outubro o Estado do Piauí esteja livre da febre aftosa através da vacinação.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias