Pessoas com filhos têm menos chances de pegar resfriados, de acordo com um estudo da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. E quanto mais crianças têm, maior é a resistência. Benefícios psicológicos da paternidade é uma possível explicação. Os dados são do jornal Daily Mail.
Os cientistas expuseram 795 adultos saudáveis, entre 18 e 55 anos, a um vírus que provoca o resfriado comum e analisaram muitos dados, como quantidade de filhos, raça, idade, sexo, estado civil, escolaridade.
Constataram que os pais apresentam probabilidade 52% menor de desenvolver a doença. E a quantidade de descendentes realmente faz a diferença. Os com um ou dois tinham 48% menos risco de adoecer, enquanto os com três ou mais apresentaram 61% menos chances.
“Como nós controlamos a imunidade ao vírus, sabemos que essas diferenças não ocorrem apenas porque os pais eram mais prováveis de terem sido expostos ao vírus por meio de seus filhos”, disse o pesquisador Sheldon Cohen. “Além disso, os pais e não-pais mostraram poucas diferenças e as que existiam não poderiam explicar o benefício da paternidade. Esperamos que o benefício psicológico da paternidade, que não medimos, possa ser o responsável”, completou.
Ponto a Ponto ideias