• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Piauí apresenta a maior cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) no Brasil. O Estado aparece em primeiro lugar no ranking com uma cobertura de 96,27% da sua população, o que corresponde a quase três milhões de pessoas. Em segundo lugar aparece o estado da Paraíba com 92,83%. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde referente ao levantamento feito em todo o país em abril deste ano.

 


Os demais estados do Nordeste apresentaram os seguintes percentuais: Maranhão (77,19%), Ceará (69,49%), Rio Grande do Norte (76,61%), Bahia (60,77%), Pernambuco (68,58%), Alagoas (84,97%) e Sergipe (84,97%). O Distrito Federal apresentou a pior cobertura com apenas 16,21% da sua população.


O Programa Saúde da Família foi criado há 18 anos, e ao longo desse tempo teve sempre como uma estratégia uma reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As prefeituras possuem importante papel dentro da implantação desse programa nos seus municípios.

 


Todos os 224 municípios no Estado apresentam equipes do PSF. Cada equipe deve possuir no mínimo um médico, um enfermeiro, uma auxiliar de enfermagem e entre quatro e 12 agentes comunitários de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada dentro dos municípios.


As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. Inclui-se nessa lista pré-natal, incentivo à vacinação, diagnóstico e controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e planejamento familiar.



Ccom