• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

menopausa copyMenopausa antes dos 46 anos pode trazer problemas. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Alabama, dos Estados Unidos, as mulheres que enfrentam essa situação passam a ter duas vezes mais chances de ter ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Os dados são do jornal Daily Mail.


O levantamento avaliou 2 509 americanas sem doença cardiovascular, que foram acompanhadas por cinco anos. Cerca de 700 (28%) pararam de menstruar antes dos 46, sendo que a média de idade para entrar na menopausa é 51. Os cientistas constataram que 3,3% das participantes com menopausa precoce sofreram paradas ou ataques cardíacos ou morreram de patologias do coração.


Enquanto isso, apenas 1,5% do grupo que não parou de menstruar de forma precoce tiveram problemas coronarianos. Além disso, 2,6% das mulheres com menopausa antes dos 46 tiveram um AVC, em comparação com 1% do outro grupo.


Não está claro o porquê da menopausa precoce estar ligada a enfermidades cardiovasculares. Alguns pesquisadores teorizam que seja por conta da queda do estrogênio, mas um estudo sobre reposição hormonal foi interrompido porque as voluntárias mostraram maior risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. "Pode ser uma associação genética, em que os genes que estão relacionados com a função ovariana também podem estar associados com doença cardiovascular”, disse a autora principal, Melissa Wellons.



Ponto a Ponto ideias