• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), deu início na manhã desta quinta-feira, 14, ao I Seminário Estadual sobre Promoção da Equidade em Saúde no Piauí, com representantes dos mais diversos segmentos, como população negra, quilombola, LGBTs, profissionais do sexo, negros e representantes da saúde de diversos municípios piauienses. O evento acontece no Diferencial Buffet, em Teresina, sob a coordenação da gerência de Atenção Básica da Sesapi.



O Ministério da Saúde também mandou representante, que trará as discussões de nível nacional sobre a promoção do princípio da equidade em saúde. Na solenidade de abertura, representando o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, a superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, destacou a importância dessa discussão. 

 


“Nos conforta bastante essa participação intensa dos mais diversos segmentos. Dar conta do princípio da equidade é um árduo caminho. Mas, com muita dedicação vamos fazer isso acontecer junto ao Sistema Único de Saúde. A proposta aqui é esboçarmos um plano até esta sexta-feira, 15, a fim de implantarmos essa proposta final e garantir, a todos, o princípio da equidade em serviços de saúde”, disse Cristiane Moura Fé.
 


Nessa manhã foram realizadas a palestra “Promoção da Equidade em Saúde” e a primeira mesa-redonda, sobre as perspectivas na implantação e implementação das políticas públicas de promoção da equidade em saúde das populações negra, quilombola, terreiro, LGBT, campo e floresta.
 


O evento segue na tarde desta quinta-feira, 14, com mais duas mesas-redondas e na manhã desta sexta-feira, 15, com os trabalhos em grupo e a apresentação das propostas para o plano.




Sesapi