• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

talidomidaCerca de 250 profissionais de saúde (farmacêuticos, médicos, enfermeiros, dentre outros) e fiscais das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, estão reunidos na manhã desta terça-feira, 12, no Diferencial Buffet, para uma importante discussão sobre o uso do medicamento Talidomida no Piauí.



Trata-se do treinamento realizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o objetivo de controlar e fiscalizar o consumo da substância, evitando o nascimento de crianças vítimas do uso incorreto do remédio por gestantes.



A abertura do evento aconteceu com a presença do superintendente de assistência a saúde, Pedro Leopoldino, que representou o secretário de estado da saúde do Piauí, Ernani Maia. Pedro Leopoldino ressaltou a importância da discussão sobre a Talidomida.



“Esse é um momento importante onde todos aqui presentes, podem aprofundar os seus conhecimentos sobre a Talidomida, a forma como ela deve ser prescrita e os riscos pela pode acometer se for utilizado durante a gestação.



Vamos socializar os nossos conhecimentos, para que também sejamos multiplicadores das informações, e com isso, minimizar os riscos da população com o uso indevido desse medicamento”.

 


A ANVISA aprovou em março de 2011, a nova Resolução da Diretoria Colegiada, RDC nº 11/2011, que trata dos novos controles referentes à substância e medicamento Talidomida. Ela vai garantir maior rigor na prescrição e dispensação desse tipo de medicamento.

 


A publicação da nova resolução, que passou a vigorar em junho de 2011, quer promover o uso racional de um medicamento que possui graves efeitos colaterais. O maior controle do medicamento é devido às conseqüências causadas em mulheres gestantes, levando à má formação nos braços e pernas dos bebês, entre outros tipos de deficiência física.

 


Mesmo com os atuais controles, o Brasil ainda registra nascimentos de crianças acometidas pela a Síndrome da Talidomida. Nos anos de 2005 e 2006, nasceram 4 crianças vítimas da Talidomida. Em 2010, houve o nascimento de uma criança e a confirmação do caso de um menino de 12 anos, ambos no interior do Maranhão.

 


Sobre a Talidomida - A talidomida é uma droga que foi sintetizada pela primeira vez na antiga Alemanha Oriental, na década de 50. A medicação foi vendida sem receita, em diversos países, para diminuir os enjôos típicos do início da gravidez. A partir do final dos anos 50 e no início da década de 60, nasceram milhares de crianças com má formação nos membros inferiores e superiores. A causa era o uso da Talidomida pelas gestantes, que recebeu o nome de Síndrome da Talidomida Fetal ou Síndrome da Talidomida.

 


No Brasil, a Talidomida não é comercializada. A droga é distribuída pelos programas do Sistema Único de Saúde, em postos, centros e hospitais. Há um único produtor do medicamento no país.




Sesapi