Em abril passado profissionais em saúde ligados ao município florianense participaram de uma capacitação com o foco direcionado a Campanha de Vacinação que estará se realizando nesse sábado, 5, em Floriano-PI.
Será a primeira campanha do ano e a 14ª Campanha Nacional contra a influenza, disse uma das profissionais em saúde que está na coordenação das atividades, enfermeira Thays Braglia (foto).
Todas as unidades de saúde estarão abertas, alem disso, postos improvisados para atendimento devem funcionar em escolas municipais e em outros órgãos.
O alvo da vacinação são as crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer situação e os idosos com idade superior aos 60 anos de idade. “Os profissionais em saúde que irão tomar a dose, são aqueles que estão diretamente ligados com pessoas que tenham contato com secreção”.
Ainda de acordo com a enfermeira é obrigatório que as pessoas desses grupos já anunciados tomem as doses da vacina. “Nós temos um grupo novo que vai tomar a vacina que são os presidiários, só que esse processo deve ocorrer em outro momento, ou seja, após essa campanha. A vacina é gratuita, anual e as pessoas que tomarem a dose devem ficar imunizadas contra três tipos de gripe”, concluiu a enfermeira. Nese sábado é o “D” da campanha.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com