• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

camisinhascampanhaAo som das marchinhas de carnaval executadas pela banda da Polícia Militar, a Secretaria de Estado da Saúde lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 15, a campanha de prevenção às DSTs durante a folia de momo. O evento, que aconteceu no pátio da Sesapi no Centro Administrativo, contou com a presença de representantes da Coordenadoria da Juventude e do Rei e Rainha do carnaval de Teresina.

 

O slogan da campanha em 2012 é “Na empolgação pode rolar de tudo, só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. O público-alvo são homossexuais entre 15 a 24 anos de idade.

 

 De acordo com Karina Amorim, coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis (DT), a campanha será maior que nos anos anteriores, já que possui agenda cheia de ações na capital e nas maiores cidades do Estado. Para a coordenadora, este foi o pontapé inicial das atividades que serão desenvolvidas a partir da próxima sexta-feira em todo o Piauí.

 

“Como a população piauiense sabe que as atividades de prevenção ocorrem durante todo o ano, em um processo contínuo, o momento da campanha do carnaval é importante. Este ano estamos determinando que sejam distribuídos pelos agentes de saúde, nas blitz educativas e nos locais de evento quantos preservativos o folião pedir, pois a prevenção entre os jovens gays e os héteros aqui no Estado será o foco deste ano da nossa campanha”, destaca.

 

Segundo Karina Amorim, este ano, além dos 4 milhões de preservativos, também foram disponibilizados para as regionais material logístico contendo cartazes informativos e kits para as equipes de saúde dos municípios que trabalharão durante o carnaval. Os kits contêm camiseta, pochete e garrafa térmica.


A rainha do carnaval de Teresina, Lorena Karielle, alertou para o uso do preservativo. “Para mim, e para os jovens é muito importante estarmos atentos a essa campanha, pois temos que pensar no futuro e a camisinha é quem garante uma relação sexual segura no carnaval e para o resto da vida”, disse.

 

Preservativos

Cerca de quatro milhões de preservativos já estão sendo distribuídos para as regionais de saúde do Piauí. É lá que cada glorismarSecretaria Municipal de Saúde deve retirar o material para distribuição entre os foliões. Para a regional de Amarante foram destinados 31 volumes de camisinhas, cada volume conte 7.200 unidades. Em Floriano serão 30 volumes, São João do Piauí (22), São Raimundo Nonato (15), Bom Jesus (12), Corrente (22), Teresina (23), Campo Maior (30), Piripiri (24) e Parnaíba (31).

 

A capital, além de receber preservativos através de sua regional estadual de Saúde, recebe também através da Fundação Municipal de Saúde, via Ministério da Saúde.


No município florianense o órgão responsável pelas orientações quanto as doenças sexuamente transmissíveis é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que tem o comando da assistente social, Glorismar Barguil (imagem). O órgão em saúde apresenta sempre manifestações através de palestras e outras ações em praça pública e já tem um cronograma de atividades a serem colocadas em prática durante os dias da festa de momo.


Com informações da sesapi