• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O município deu início nesta segunda-feira (23/01) as atividades alusivas a Semana de Luta contra a Hanseníase. A solenidade de abertura foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença do vice-prefeito Oscar Procópio, que representou o prefeito Joel Rodrigues, o secretário de saúde Maurício Bezerra, o coordenador municipal do Programa de Hanseníase e Tuberculose enfermeiro Donizete de Sousa Leal, o secretário de administração Arnaldo Messias, coordenadora da Estratégia Saúde da Família enfermeira Socorro Freire, governadora assistente do Rotary Clube Cândida Góes, enfermeiros e pessoas da comunidade.

 


Ao se pronunciar, o secretário de saúde Maurício Bezerra falou sobre os investimentos do município na saúde pública preventiva. O vice-prefeito Oscar Procópio ressaltou a importância da participação de todos, profissionais de saúde e comunidade, na luta contra a hanseníase. hanseniaseflo


Numa palestra, o coordenador do Programa de Hanseníase e Tuberculose Donizete Leal, apresentou dados do trabalho que vem sendo realizado em Floriano. O demonstrativo mostra que no ano de 2000 o índice de cura da hanseníase no município era de 64%, oscarhanseniaseem 2011 o índice chega a 100%.

 


Ele apresentou também as principais ações para 2012 – campanha de hanseníase e tuberculose, capacitação de enfermeiros, médicos, odontólogos, e agentes comunitários de saúde, realizar práticas educativas com pacientes e familiares, supervisão do programa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na 1ª semana de cada mês, busca ativa de pacientes faltosos ao tratamento e contatos, mauriciohanseniaseentre outras.

 


Na semana de combate à Hanseníase também foi realizada uma palestra para os agentes de saúde do município e realizadas ações do programa de controle da hanseníase em toda a cidade, desenvolvidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família de sua respectiva área de atuação.

 

 

 

 

 

FONTE/IMAGENS: SECOM