• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
O comando do equilíbrio do corpo está localizado dentro do ouvido, no labirinto. Além dessa pequena estrutura, a visão e o pescoço ajudam a manter uma pessoa em pé, reta e firme.

Por isso, para que ninguém caia nem penda para um lado, é importante que esses três mecanismos funcionem bem e em conjunto. Segundo o otoneurologista, Ítalo de Medeiros, quando há um conflito entre as informações recebidas pelos olhos e as enviadas ao labirinto, por exemplo, pode haver enjoo e vontade de vomitar.

Isso é comum quando lemos em movimento ou viajamos de carro, ônibus, navio ou avião. Podem ocorrer, ainda, palidez, suor frio, palpitação e tontura.

De acordo com o médico e a pediatra Ana Escobar, o calor piora a sensação de desconforto para quem está enjoando. Isso porque temperaturas mais altas aumentam a sensação de náusea e o suor. Para aliviar a situação, abra as janelas, fixe um ponto no horizonte ou durma.

No carro, sentar-se no banco do motorista é a melhor opção para quem costuma enjoar. O do carona é a segunda melhor alternativa. Em seguida, vem o assento central na parte de trás, e os piores locais são os traseiros ao lado das janelas.

Navios e barcos
Embarcações em geral têm mais estabilidade na área central, longe da popa e da proa. Por isso, se você tem tendência a enjoar, peça uma cabine ou um assento mais central.

Em geral, os navios de cruzeiro navegam à noite e ficam ancorados nas praias durante o dia. Uma boa sugestão é não trocar o dia pela noite, para dormir quando a embarcação estiver em movimento.

Remédios contra enjoo
Os medicamentos anti-histamínicos e anticolinérgicos agem nos receptores dos neurotransmissores (histamina e acetilcolina) responsáveis por conduzir a corrente elétrica até o cérebro.

A ação dos remédios alivia os receptores e diminui o conflito de informações dentro do cérebro, reduzindo também as reações de enjoo decorrente de um movimento. Essas drogas, portanto, não agem no estômago, mas “amortecem” as reações cerebrais, que ficam mais lentas e suportam melhor mudanças bruscas ou contínuas.

Outras causas
O enjoo às vezes pode ser sinal de outro problema, não apenas de um descompasso no equilíbrio. A pessoa que sente náuseas repetidas vezes pode ter uma doença no labirinto ou pode ser que essa estrutura não esteja funcionando corretamente. Portanto, procure um médico para avaliar o seu caso.



G1