• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
pilatesUma das práticas para melhorar a postura e alonga a coluna em até 3 cm está na prática do pilates, de acordo com a professora Roberta Rubaudo da Maha Studio do Corpo.  


- No pilates são trabalhados o transverso abdominal (músculo mais profundo que responde pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico através de exercícios que controlam a respiração.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os estatura média do brasileiro está em torno de 1,70 para homens e 1,65 para mulheres. Porém, os maus hábitos diários, como postura relaxada em frente ao computador, sentar na  ponta do sofá, assistindo novela, mochila pesada, compromete a estrutura óssea e pode até reduzir as medidas. 

 

1. Sente-se sobre os ísquios (ossos que constitui a zona inferior da pélvis) com as pernas estendidas para frente mantendo a coluna alinhada. Braços estendidos para frente na linha do ombro inspire na preparação do movimento. Expire realizando a contração abdominal e comece a enrolar o tronco para frente para alongar a coluna e as pernas. Inspire de novo e expire desenrolando a coluna ate voltar à posição inicial. 

 Frequência: repita 10 vezes.

2. Deitado com os joelhos flexionados, braços estendidos para o teto, mantendo-os na linha dos ombros, inspire na preparação para o movimento e expire realizando uma flexão do tronco mantendo a lombar apoiada. Puxe o ar novamente e solte-o descendo o tronco até voltar à posição inicial.

Frequência: repita 10 vezes. 



R7