1 - Reduza gradualmente
Se você bebe muito café, reduza aos poucos, o que ajuda a diminuir a intensidade dos sintomas de abstinência e confere mais tempo para desenvolver novos hábitos.
2 - Escolha outra bebida
Uma dica é substituir o café por outras bebidas, nem que seja café descafeinado (tem 2 a 25 mg de cafeína por xícara, enquanto o tradiconal conta com 100 mg ou mais). Entre as opções estão chá ou até mesmo água quente (não acrescente limão, porque pode agravar o refluxo).
3 - Tome analgésico
Dor de cabeça latejante, às vezes com duração de dias, é um sintoma da retirada da cafeína. O uso temporário de analgésicos pode aliviar o seu sofrimento. Mas fique longe de aspirina e ibuprofeno, porque podem agravar o refluxo. Prefira paracetamol, desde que não tenha problemas no fígado.
4 - Beba mais água
Beber água, seja quente ou fria, é uma boa pedida para desintoxicar. Além disso, ocupa suas mãos e boca quando abandonar o consumo de café. Algumas pessoas já disseram que a água ajudou a ficarem mais alertas, condição que normalmente é afetada pela falta de cafeína.
5 - Invista em atividade física
O exercício é um estimulante como a cafeína. Portanto, coloque o corpo em ação para combater a fadiga e aliviar a irritabilidade característica de quem abandona o café.
6 - Coma alimentos saudáveis
Alimentos pesados podem torná-lo sonolento e piorar a azia. Esqueça açúcares e gorduras e invista em frutas, verduras e grãos integrais.
7 - Faça refeições consistentes
Não fique sem comer por mais de quatro horas, o que afasta a fadiga e o refluxo. Não pule o café da manhã.
8 - Durma mais
A melhor maneira de eliminar o cansaço é realmente dormir, e não se entupir de café. Para facilitar, evite cochilar durante o dia, faça exercícios regularmente e deite-se no mesmo horário.
9 - Relaxe
Técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e massagem, podem colaborar com problemas de mau humor e concentração, associados à retirada da cafeína.
Terra