• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção a Saúde Mental, estará promovendo qualificação direcionada aos profissionais da Atenção Básica que atendem pelo Programa Saúde da Família (PSF). O curso terá inicio em abril, quando quatro equipes compostas por psicólogos, psiquiatras e enfermeiros irão aos municípios ministrar aulas com carga horária suficiente para o atendimento aos profissionais de saúde das 17 regionais e micro- regiões.

 

A capacitação tem como tema a “Qualificação para atendimento Psicossocial: pessoas com sofrimento ou transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas”.

 

De acordo com a gerente de Saúde Mental, Leda Trindade, o encontro promove o conhecimento e a orientação dos profissionais que realizam atendimento a estas pessoas. O trabalho se dá pelo fato da atenção básica ser a porta de entrada.

 

“Um diferencial implantado pela secretária Lilian Martins é que a Sesapi, em todas as unidades, trabalha com metas e, este ano, dentre muitas, as capacitações estão na lista da melhora de serviços. Além da atenção básica, as equipes dos hospitais gerais também serão capacitadas, para lidar melhor com a demanda de usuários de álcool e outras drogas, e pessoas com transtorno mentais. Considerando que o Enfretamento  de abuso de substância psicoativa consiste em um grande desafio a ser enfrentado sobre o ponto de vista da saúde pública”, pontua a gerente.

 

Durante o curso, os profissionais assistirão palestras, terão aulas práticas e participam de mini-cursos e debates, tudo em parceria com o Hospital de Referência do Mocambinho e Hospital Areolino de Abreu. Segundo Leda Trindade, até junho deste ano os profissionais de atendimento psicossocial nos hospitais gerais serão capacitados.

 

“Essas qualificações servem para dar segurança ao profissional que trabalha nos CAPS. Com elas, nossos profissionais prestarão um melhor serviço a esses pacientes”, explica a gerente de Saúde Mental.


Sesapi