• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
A rede de atendimento em urgência e emergência do Piauí ganhou um reforço de quatro novas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), nesta quinta-feira, 1.

Duas dessas Bases foram inauguradas no território Chapada das Mangabeiras, beneficiando cerca de 16 mil habitantes das cidades de Julio Borges e Parnaguá, ambas no extremo sul do Piauí. Foi inaugurada ainda a Base de Curimatá, localizada no território Serra da Capivara e que atenderá os mais de 10.700 habitantes do município e Simplício Mendes.
 
Nas quatro cidades o Samu foi inaugurado pela secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, pela coordenadora Estadual do Samu, Christianne Rocha, pelo deputado estadual Gustavo Neiva e demais autoridades municipais.
 
Para Julio Borges e Parnaguá foram enviadas duas ambulâncias de Suporte Básico (USB). Cada equipe, composta por oito profissionais entre técnicos, enfermeiros e auxiliares atenderá a população das duas cidades. Já em Curimatá, serão dois veículos de Suporte Básico que deverão dar mais agilidade aos atendimentos daquela região.
 
Em Julio Borges, o coordenador do Samu, Eduardo Henrique, afirmou que agora a população terá mais qualidade no atendimento. Segundo ele, antes só se ouvia falar em Samu pela televisão. “Antes as cidades pequenas só ouviam falar de Samu no rádio e na TV, mas o trabalho da secretaria Lilian Martins vem expandindo este serviço de extrema importância para o interior do Estado”, frisou.
 
 
Em Curimatá, o Samu também foi recebido por festa pela população. O prefeito Reidan Oliveira agradeceu o empenho das duas gestoras estaduais. “Sabemos que quando se trata de saúde, a população quer que os serviços venham logo, e o trabalho que a doutora Lilian vem fazendo na Sesapi mostra que aos poucos os serviços, que antes dependiam de um vereador ou de um prefeito, agora são levados de forma democrática. Sem distinção”, pontuou.
 
Em Simplicio Mendes, Lilian Martins pediu mais empenho da equipe já que a população a ser atendida é bem maior. São 9 ambulâncias que darão suporte a cinco cidades, além de Simplício Mendes, como Queimada Nova, Santo Inácio, Campo Alegre do Fidalgo, Conceição do Canindé e Paes Landim. "Estou muito feliz por estar vendo o empenho dos gestores da região. O serviço vai diminuir os custos do SUS para os pacientes daqui", afirmou.
 
"Aqui em Simplício Mendes ficaram duas ambulâncias de suporte avançado e nas outras cidades, uma de suporte básico em cada", afirmou Christianne Rocha.
 
Antes da solenidade, aconteceu pelas ruas da cidades uma carreata com as nove ambulâncias. Para o secretário de saúde de Simplicio Mendes, a chegada do SAMU foi uma grande conquista. "Foi árduo, mas valeu a pena. Nossa população hoje tem mais acesso ao atendimento de urgência", disse.


Fonte: Sesapi