A dor no peito é um dos principais sintomas por trás dos atendimentos de emergência nos prontos-socorros, mas nem sempre está relacionada a problemas cardíacos. Como mostra um estudo realizado nos Estados Unidos, muitos casos estão ligados à ansiedade.

A psicóloga Letícia de Oliveira explicou ao programa Hora News que o Brasil apresenta a maior incidência de ansiedade dentre todos os países e falou sobre essa confusão de sintomas.
“Mediante uma crise de ansiedade, ou uma crise de pânico, são liberados os hormônios de adrenalina e o cortisol que aceleram os batimentos cardíacos, dando a sensação de visão turva, pressão baixa e de falta de ar. Muita gente, que tá passando por um problema de ansiedade acaba procurando atendimento nos hospitais por achar que está tendo um ataque cardíaco”, explica a especialista.
Segundo Letícia, quando alguém dá entrada em um hospital com esse tipo de sintoma, exames são feitos para verificar a hipótese de algum problema físico ou fisiológico. Descartada essa hipótese, o médico começa a trabalhar com a possibilidade de se tratar de ansiedade.
R7
Foto: Getty Images