• roma.png
  • vamol.jpg

Durante a primeira edição do Pactos pelo Piauí, um evento realizado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (21) para discutir com prefeitos eleitos e reeleitos o trabalho integrado na promoção das políticas públicas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou os principais projetos desenvolvidos pelo órgão, que podem ser potencializados por meio de parcerias com os municípios.

Entre as iniciativas, o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, destacou os programas Piauí Saúde Digital, voltado ao acesso a consultas e exames especializados, com resultados em tempo oportuno e maior resolutividade na assistência à saúde por meio da telemedicina, e a Rede Alyne, que busca reduzir a mortalidade materna, infantil e neonatal, através de uma atenção integral, segura e humanizada para gestantes, bebês e puérperas.

"São programas que vão desenvolver a assistência à saúde em todos os 224 municípios, aumentar a qualidade e resolutividade dos serviços prestados, bem como reduzir gastos para as prefeituras e, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida da população e dos serviços que ela necessitar", enfatizou o gestor, que ainda listou outras ações que estão sendo executadas pela Sesapi.

É o caso do Programa de Imunização, que busca o aumento da cobertura vacinal junto aos municípios e a redução da morbimortalidade por doenças imunopreveníveis; do Programa de Prevenção a Doenças e Agravos não Transmissíveis, que trabalha junto com os municípios na redução da mortalidade por doenças crônicas e agravos não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.

Ao apresentar o Pacto pelas Crianças do Piauí, a primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, destacou os benefícios e resultados da Carretinha da Saúde, uma ação coordenada pela Sesapi, que leva atendimento oftalmológico, odontológico e audiométrico para crianças de 0 a 6 anos de idade, além de promover atualização da caderneta vacinal, fortalecimento da Rede Materno-Infantil e vacinação das crianças.

"São estratégias como essas que dependem da cooperação com os municípios, e que vão nos permitir fazer muito pela saúde do Piauí. Já temos atingido números impressionantes nas linhas de cuidados. Temos a linha do trauma para salvar essas pessoas com acidente de trânsito e vamos evoluir cada vez mais, com um trabalho voltado para o rastreamento de câncer e também as linhas de cuidados de diabetes", concluiu o governador Rafael Fonteles.

Sesapi