• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Um sinal pouco conhecido de câncer no sangue pode ocorrer ao escovar os dentes – mas é frequentemente ignorado.

sangramentogegiva

A leucemia mieloide aguda (LMA), também conhecida como câncer dos glóbulos brancos.

De acordo com o Ministério da Saúde, ó o tipo mais comum de leucemia em adultos e tem desenvolvimento muito rápido, exigindo tratamento imediato.

Os sintomas tendem a desenvolver-se ao longo de algumas semanas e começarão a tornar-se mais graves.

No entanto, um sinal de alerta específico pode ser facilmente confundido com um problema dentário comum.

Créditos: Marc Dufresne/istock Sinal de câncer: o que observar? Pessoas com esse tipo de leucemia podem apresentar um risco aumentado de sangramento, incluindo sangramento na gengiva.

Este sinal, porém, pode acabar não recebendo tanta atenção.

O sangramento ocorre porque esse câncer afeta a medula óssea e causa a produção anormal de células sanguíneas imaturas.

Essas células anormais podem interferir na capacidade do corpo de produzir plaquetas normais, que são necessárias para a coagulação sanguínea.

Dessa forma, durante uma simples escovação, a pessoa pode acabar machucando a gengiva e sangrar. Outras possíveis causas do sangramento É claro que o sangramento da gengiva, na maioria das vezes, não significa câncer. É mais provável que tenha ligação com escovação excessiva, escovação com muita força, uso excessivo do fio dental ou até mesmo troca por uma escova de dentes nova.

O sangramento também pode ter origem no acúmulo de placa bacteriana que pode irritar e inflamar as gengivas – e pode causar doenças gengivais e perda de dentes.

No entanto, sangramentos frequentes devem ser observados. Ao notar uma anormalidade, é importante procurar uma avaliação médica.

É importante saber que a leucemia pode apresentar uma variedade de sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa. Dificilmente o sangramento na gengiva aparecerá isolado. Sintomas mais comuns de leucemia mieloide aguda Fadiga persistente e fraqueza Infecções frequentes devido à diminuição das células sanguíneas normais Palidez da pele Sangramento fácil ou hematomas inexplicáveis Perda de peso inexplicável Febre recorrente ou sudorese noturna Dor óssea ou nas articulações Inchaço ou dor abdominal devido ao aumento do baço ou fígado Dificuldade de concentração ou confusão mental

© Fornecido por Catraca Livre foto e matéria