A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Epidemiologia, vai intensificar o acompanhamento do sistema de informações relativas à dengue, atualizado pelos municípios. O objetivo é evitar a ocorrência de subnotificações de casos da doença no estado.
Com 3.304 casos prováveis de dengue contabilizados até a 11ª Semana Epidemiológica, 45% dos municípios piauienses ainda não tiveram notificação da doença. Neste sentido, a Sesapi pretende reforçar o trabalho com as regionais de saúde para um melhor diagnóstico epidemiológico.
“A preocupação é saber se os municípios estão silenciosos porque não existem casos ou há subnotificação. Precisamos trabalhar isso enquanto município e vigilância, pois é através disso que todas as ações são orientadas”, alerta Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi.
O intuito é fortalecer toda a vigilância para conter o avanço da doença no estado. “Fazemos um alerta a todos os municípios e profissionais de saúde, que verifiquem se essa é uma ação existente, porque precisamos estimular a atenção básica no tocante a dengue”, conclui Amélia Costa.
Sesapi