O Brasil registrou 170 mil novos casos e 20 mortes causadas por dengue durante o fim de semana. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde o começo do ano já foram 1.212.263 casos e 278 mortes confirmadas, sendo que outras 744 seguem em investigação. O coeficiente de incidência é de 597 casos por 100 mil habitantes.
O Distrito Federal é a região com o maior coeficiente de incidência no país, seguido por Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás. A faixa etária mais acometida é a de 30 a 39 anos, seguida por aqueles que têm entre 40 a 49 e 50 a 59. Mulheres são as mais infectadas pela dengue (55,5%).
No sábado (2), durante a mobilização do Dia D da dengue, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que na segunda quinzena deste mês o governo federal vai dar início à vacinação infantil contra várias doenças nas escolas de todo o país, entre elas a dengue.
Segundo ela, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação preparam uma ação para que crianças e adolescentes sejam imunizados nos colégios em que estudam.
"Estamos organizando uma ação pelo programa ‘Saúde nas Escolas’, que é uma ação conjunta do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação e um programa muito apoiado pelo presidente Lula. A vacinação vai ocorrer, prevista para a segunda quinzena de março. De todas as vacinas”, declarou.
“A vacinação será de todas as vacinas, com a atualização da caderneta de vacinação das nossas crianças e adolescentes. As escolas também estão com várias ações para dengue, a comunidade escolar unida, e terá materiais para os professores, no caso específico de dengue”, acrescentou Nísia.
No evento, a ministra ressaltou a importância da imunização contra a dengue. Atualmente, o público-alvo da vacina são crianças de 10 e 11 anos de idade. “Pais e responsáveis pelas crianças de 10 e 11 anos: a vacinação para dengue já começou no seu estado. Então, esse público não pode desperdiçar essa chance. Nós, há 40 anos, lutamos por uma vacina contra a dengue, aqui no Espírito Santo, e em todo Brasil. Mas quem toma a vacina de dengue somente está protegido com a segunda dose, que é aplicada depois de três meses.”
R7