Conhecido por sintomas como perda de memória e confusão em idosos, o Alzheimer também pode se manifestar por meio de um sinal considerado precoce durante a alimentação. É o que destacam cientistas do Instituto Nacional do Envelhecimento nos EUA.
Segundo os especialistas, um sinal precoce da doença de Alzheimer, que é a forma mais comum de demência em todo o mundo, é a anosmia (perda do olfato) ou hiposmia (redução do olfato). Muitas vezes, estes podem aparecer antes de outros sintomas e, portanto, detectá-los precocemente pode desempenhar um papel importante no retardamento da progressão da doença.
Detalhes do estudo Com base em uma série de exames cerebrais, as descobertas mostraram que o declínio no sentido do olfato está ligado ao desenvolvimento mais rápido da patologia relacionada ao Alzheimer. Ainda de acordo com estudo, pessoas na faixa dos 70 anos com maior dificuldade de identificar cheiros de rosas, limões e cebolas apresentavam maior probabilidade de desenvolver demência nos 10 anos seguintes.
A razão para essa constatação foi evidenciada nas palavras de Wila Brenowitch, principal autora do estudo e neurocientista: “O bulbo olfatório, que é fundamental para o olfato, é afetado bem no início do curso da doença.”
“Pensa-se que o olfato pode ser um indicador pré-clínico de demência, enquanto a audição e a visão podem ter um papel mais importante na promoção da demência”, completou.
Além da alimentação: Outros sinais do Alzheimer Ainda sem cura, os sintomas da doença de Alzheimer pioram cada vez mais com o tempo, embora o prazo para o desenvolvimento dos sintomas seja diferente para cada pessoa.
De acordo com a Alzheimer’s Association, o principal sintoma do Alzheimer nos estágios iniciais são os lapsos de memória. Confira outras ocorrências associadas à doença:
Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis
Dificuldades para a resolução de problemas
Mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares
Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada
Confusão sobre locais, pessoas e eventos
Alterações visuais, como problemas para entender imagens
Familiares e amigos podem notar os sintomas de Alzheimer e de outras demências progressivas antes da pessoa que está passando por essas mudanças.
Nesse caso, é importante orientar a pessoa a buscar uma avaliação médica para encontrar a causa desses sintomas.
Catraca Livre
Foto: Créditos: webphotographeer/istock