• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Ivermectina ficou especialmente conhecida após a pandemia do Covid-19. Na época, falava-se muito sobre sua suposta eficácia no tratamento contra o vírus.

ivermectinadeng

É inegável que o momento vivido pela sociedade permitiu que diversos medos e inseguranças se instalassem entre a população, que no anseio por proteção buscava uma cura.

Houveram testes laboratoriais que verificaram uma eficácia considerável contra o vírus, porém apenas in vitro, ou seja, fora de um organismo vivo.

Após a etapa laboratorial, os testes clínicos são essenciais para garantir que o medicamento irá funcionar nos seres humanos.

Algum tempo depois, um estudo clínico comprovou cientificamente que a ivermectina não era útil no tratamento de doenças infecciosas, como as causadas por vírus e bactérias, por exemplo.

Quer saber mais sobre a ivermectina, seu uso e se ela pode auxiliar no tratamento contra a dengue? Então continue lendo o artigo!

Índice — Neste artigo, você encontrará:

O que é Ivermectina e para que é indicado? O que é a dengue e como ela é transmitida? Quais são os sintomas mais comuns? Qual o tratamento indicado contra a dengue? A Ivermectina trata a dengue? O que é Ivermectina e para que é indicado? A ivermectina é um medicamento que atua no organismo de humanos e animais, como o cachorro.

Sua ação principal é antiparasitária, sendo comumente utilizado no tratamento de condições causadas por vermes ou parasitas, como:

Ascaridíase (lombriga);

Escabiose (sarna);

Pediculose (piolho);

Entre outros.

O que é a dengue e como ela é transmitida? A dengue é uma doença infecciosa com características específicas. São elas:

Febril aguda: presença de febre com início súbito, podendo estar associada a outros sintomas, como calafrios, mal-estar geral e dores musculares, por exemplo;

Sistêmica: que comumente afeta mais de um tecido ou órgão do corpo; Dinâmica: podendo causar a regressão ou o agravamento dos sintomas, o que exige monitoramento e reavaliação frequentes;

Debilitante: causa um mal-estar geral capaz de afetar os músculos e a capacidade física, bem como o funcionamento do cérebro e o processo que forma os pensamentos;

Autolimitada: possui evolução limitada e específica, sendo geralmente de baixa gravidade, durante um período de tempo e que pode se curar sem tratamento. Vale uma observação de que apesar de ser autolimitada, ela também é dinâmica, podendo evoluir de forma mais grave, principalmente sem o tratamento médico adequado. Então, não espere que a doença se cure sozinha, procure orientação médica.

Essa condição é considerada uma arbovirose, doenças que são causadas por vírus e transmitidas, principalmente, por mosquitos.

No caso da dengue, sua causa é o vírus do gênero Flavivírus, enquanto sua transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.

Quais são os sintomas mais comuns? O vírus do gênero Flavivírus normalmente provoca alguns sintomas semelhantes aos da gripe. Dentre os mais comuns, podemos destacar:

Cansaço e fadiga; Dor no corpo; Perda de paladar e apetite; Perda de peso. Outros são um pouco mais específicos, como:

Febre alta; Dor de cabeça forte; Dor atrás dos olhos; Dores nos ossos e articulações; Tontura; Náuseas e vômitos. Além disso, ainda é possível que o quadro seja assintomático ou apresente apenas sintomas leves.

A Ivermectina trata a dengue? A resposta mais simples e direta é: não! A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, e como falado anteriormente, a ivermectina é um antiparasitário.

Uma possível eficácia contra os vírus, apesar de verificada nos testes laboratoriais in vitro, foi descartada pelos testes clínicos, ou seja, não tem ação antiviral no organismo.

Além disso, o uso de medicamentos sem comprovação científica contra alguma doença e sem orientação profissional especializada é desaconselhado. O uso indiscriminado de medicamentos pode causar complicações como:

Agravamento do quadro clínico geral do paciente, pois pode mascarar sintomas, não mostrando a real evolução do quadro; Mutação viral, resultando em microrganismos mais resistentes; Outras condições de saúde, como, por exemplo, cirrose medicamentosa, causada pelo excesso de medicamentos no fígado. A prevenção é o método mais eficaz contra a dengue. Então lembre-se de manter os lugares que frequenta, como casa e trabalho, limpos e sem locais que favoreçam o acúmulo de água parada, pois podem se tornar foco de vetores da doença.

Mas caso a infecção ocorra, é importante buscar orientação médica. Seguindo o tratamento corretamente, as chances de se curar sem grandes complicações aumentam.

minuto saudável

Foto: reprodução