• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI) recebeu mais uma certificação de excelência. Desta vez foi do Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Laboratórios da Rede do Departamento de DST Aids e Hepatites Virais. A certificação abrange uma ampla gama de testes, incluindo sorológicos para hepatites virais, HIV e sífilis, testes moleculares de carga viral do HIV, vírus das hepatites B e C, genotipagem do HIV e contagem de células CD4/CD8.

O objetivo desta certificação é avaliar o desempenho dos laboratórios em relação à qualidade dos procedimentos e resultados obtidos para testes cruciais, como carga viral (HIV, HCV e HBV), genotipagem (HIV e HCV) e contagem de linfócitos TCD4/CD8.

Segundo o diretor do Lacen, Fabrício Amaral, a certificação representa um ganho significativo para a população assistida e para a saúde pública do Estado do Piauí. "O resultado, divulgado em dezembro de 2023 com a classificação 'Excelente', evidencia que nossas análises são confiáveis, de qualidade, e nos posiciona como laboratório de referência na área dentro dos Laboratórios da Rede Nacional de laboratórios de quantificação da carga viral do HIV, Hepatites e biologia molecular para detecção de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae", destaca Amaral.

O diretor explica ainda, que uma serie de investimentos estão sendo feitas pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para que o laboratório possa realizar exames com maior precisão nos resultados. “A certificação veio por conta de um novo equipamento dedicado à detecção de carga viral por biologia molecular para diagnóstico de HIV, HBV e HCV. Este equipamento também incorporou exames para Chlamydia trachomatis (clamídia) e Neisseria gonorrhoeae (gonorreia), fortalecendo assim a capacidade de diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na atenção primária e na rede de saúde pública do estado do Piauí”, explica.

A implementação do novo equipamento foi seguida por uma auditoria do Ministério da Saúde, conduzida pelo setor responsável da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVSA)/Coordenação Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Essa auditoria teve como objetivo verificar se os exames e laudos gerados pelo Lacen-PI estão em conformidade com os padrões de qualidade, assegurando a confiabilidade dos resultados.

Além dessa certificação, o Lacen também conquistou o certificado em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O PNCQ avalia anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5.700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições em 11 países da América Latina e Europa. Dos 27 Lacens do Brasil, 14 alcançaram a excelência pelo PNCQ, sendo o do Piauí um deles.

"Este destaque reforça o compromisso do estado em oferecer serviços de saúde da mais alta qualidade à população por meio de nossos hospitais e laboratórios, como o Lacen”, comentou a superintendente de Atenção aos municípios da Sesapi, Leila Santos.

Sesapi