Circula no TikTok uma quantidade de vídeos em que pacientes que utilizaram o medicamento Roacutan (isotretinoína oral ou ácido 13-cis-retinóico) para o tratamento contra a acne, relatam que o remédio, não apenas serviu para o tratamento dermatológico, como, "de brinde", ganharam uma "rinoplastia" como um dos efeitos colaterais do uso. Afinal, o medicamento pode realmente afinar o nariz?
De acordo com a dermatologista Maria Paula Del Nero Dermatologista, da Clínica Healthy Dermatologia, em São Paulo, a impressão desse afinamento do nariz acontece porque o remédio é um derivado sintético da vitamina A, que atua nas glândulas sebáceas, reduzindo a inflamação local e a produção de sebo.
Com essa ação, as glândulas, que estão aumentadas pela inflamação gerada pela acne, acabam voltando ao tamanho normal, dando a impressão que o nariz foi afinado.
Viviane Scarpa, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), afirma, inclusive, que alguns cirurgiões plásticos utilizam a medicação após cirurgias de rinoplastia, pois acreditam que diminuiria mais rápido o processo inflamatório e as glândulas sebáceas do nariz. Assim, os efeitos cirúrgico poderiam ser notados mais rapidamente. As especialistas ressaltam que o medicamento não deve ser utilizado com esse intuito.
Viviane alerta que a recomendação do uso do Roacutan é apenas para o tratamento de acne moderada a grave, sendo receitada por dermatologistas e com venda autorizada apenas sob apresentação de receituário especial.
"O uso da isotretinoína oral também é amplamente conhecido por nós dermatologistas nos casos de rejuvenescimento, rosácea, dermatite seborreica, hidradenite supurativa, alopecia fibrosante frontal e pitiriase rubra pilar, mas todas essas indicações são “off label”, ou seja, não estão recomendadas na bula", completa a dermatologista da SBD. Elas lembram que o medicamento pode ter alguns efeitos colaterais, como o ressecamento dos lábios, olhos e mucosa nasal, podendo provocar sangramentos; alterações no fígado devido sua metabolização pelo órgão; aumento do colesterol; dores musculares; alterações de humor; e efeito teratogênico (anormalidades no feto), tendo a recomendação de que mulheres que façam a utilização do remédio não engravidem durante o tratamento e podendo engravidar apenas 30 dias após a finalização do uso.
R7
Foto: Freepik/cookie_studio