• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O vírus afetou diversas pessoas durante o período mais agudo da pandemia. Atualmente, com os níveis de casos bem mais baixos, as pessoas que já se curaram da doença têm percebido sequelas causadas pelo tempo do vírus ativo no corpo.

Após finalizar o tempo de propagação do virús, a quarentena; os pacientes que tiveram a doença relatam sentir dores fisicas e emocionais ao passarem pelo quadro clínico.

Voce sabe quais sintomas podem aparecer após o Covid-19?

A seguir estão listados alguns dos sintomas mais aparentes: Ansiedade;

Falha de memória;

Dificuldade de raciocínio;

Oratória lenta;

Depressão;

Enxaqueca;

Perda de paladar;

Perda olfativa;

Tontura;

Trombose;

Queda excessiva de cabelo;

Já as dores musculares são vistas geralmente no peito, o que causa fadiga, falta de ar e palpitações nos pacientes.

Cerca de 17% das pessoas internadas com Covid-19 foram ao hospital novamente devido a sintomas como estes. Até mesmo depois de um ano, pacientes ressaltam certa dificuldade para sentir o gosto das coisas como antes. Caso os sintomas persistam, é importante que o médico seja consultado imediatamente. Porque os sintomas persistem após a doença ir embora?

Com base em especialistas e estudos, é possível observar teorias clínicas que comentam sobre os possíveis motivos para que os sintomas permaneçam no corpo.

Segundo teoria, pode ser que exista uma proteína comum entre o vírus e os tecidos humanos que não permite que a imunidade do corpo combata o vírus de forma efetiva. Como acontece com doenças autoimunes como lupus, artrite e esclerodermia.

Outra teoria seria que a doença é crônica, sendo assim, as alterações causadas não poderiam ter uma reversão total. Lembrando que são apenas teorias e não uma pesquisa confirmada.

Como tratar as sequelas?

Para cada ação uma reação, né? Então para cada caso, um tratamento. Como o coronavírus pode causar diversos sintomas diferentes em cada pessoa, é preciso pensar em cada caso particular para "receitar" de fato um tratamento eficaz. De todo modo, para tratar as sequelas será preciso de acompanhamento médico. Endenda o porque do seu corpo estar reagindo dessa maneira e leve em conta as opções e meios indicados pelo seu médico, para que seus sintomas diminuam e quem sabe até sumam de vez.

Contudo, é muito importante manter uma alimentação saudável, exames médicos em dia e sempre que desconfiar de algum sintoma ou sequela da doença, contatar o seu médico imediatamente.

3 min de leitura /R7