• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Existem diversas histórias que circulam de geração em geração entre famílias. Uma delas, que retorna de forma recorrente, é a de que deitar logo após almoçar ou jantar, ou seja, "de barriga cheia", faz mal à saúde.

deitarcomer

Comuns são as broncas, principalmente de parentes mais velhos, quando alguém vai ao quarto descansar na cama depois de comer. No entanto, trata-se de um mito ou uma verdade?

Segundo o médico gastro-hepatologista Rogério Alves, da BP (A Beneficência Portuguesa de São Paulo), é um mito.

"Na verdade, mal não faz. O que pode acontecer é ocasionar um refluxo gastroesofágico. Para alguns pacientes que já têm refluxo, isso piora muito — costuma voltar o alimento do estômago para o esôfago e pode dar até uma sensação de afogamento", explica Alves.

Portanto, apenas quem deve, de fato, evitar comer e deitar são pessoas diagnosticadas com refluxo. Se não há uma condição previamente detectada, mas o indivíduo sente sintomas de refluxo, o melhor é se manter, na medida do possível, na posição ortostática (em pé).

"Quanto mais inclinado pela gravidade, menor o risco de [a comida] voltar. Se [a pessoa] estiver em um ângulo de 180 graus [na cama, por exemplo], existe um risco maior de o alimento voltar do que se ela estiver sentada, inclinada ou em pé", diz o especialista.

Alves finaliza dizendo que, de forma geral, não há contraindicações após as refeições fartas, mas, como elas exigem um maior aporte de sangue para o trato digestivo para realizar a digestão, ele aconselha evitar exercícios de alto impacto ou corridas, por exemplo, que podem gerar desconfortos.

R7

Foto: Freepik